O Governo do Estado de Santa Catarina, por meio do Centro de Informática e Automação do Estado (CIASC) e da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (SCTI), promoveu um workshop focado na inovação e na adoção de soluções tecnológicas disponíveis para aprimorar os serviços públicos e atender às demandas da sociedade. O evento contou com a participação das multinacionais de inovação aberta SOSA Global e ISG Brasil, e teve como objetivo intensificar parcerias estratégicas que agilizem a adoção de inovações e as ações governamentais proativas, focadas no cidadão.
Na abertura do evento, Moisés Diersmann, presidente do CIASC, e Ramicés dos Santos Silva, secretário adjunto da SCTI, abordaram a nova gestão do CIASC e a construção de parcerias internacionais. Ramicés destacou: “Nós temos uma gerência na SCTI que interage com o ecossistema de inovação e a cooperação internacional que buscamos aqui. O CIASC, como integrador das tecnologias do Governo do Estado, tem muito a contribuir com algo que é bastante desafiador para nós. O papel da secretaria é olhar para tudo isso, criar as políticas e normativas de governo e garantir que todos cooperem. A SCTI foi criada pelo governador Jorginho Mello exatamente para abordar os problemas do Estado e aprimorar o uso dos recursos e ferramentas disponíveis; por isso, essa sinergia é necessária.”
O workshop, coordenado pela Assessoria de Tecnologia e Inovação (ATI/CIASC), foi conduzido por Flávio Rene Brea Victoria, assessor de Tecnologia e Inovação, com a participação de Marco Antônio Bettini, CEO do ISG; Gianna Sagazio, CEO da SOSA Brasil; e Matan Ben-Gigi, chefe de inovação da SOSA Nova York. Durante suas apresentações, foram discutidas soluções tecnológicas que podem ser implementadas rapidamente, com foco em áreas-chave como saúde, educação e infraestrutura.
“Com o apoio do CIASC e da SCTI, o Governo do Estado, por determinação do governador Jorginho Mello, busca fortalecer a inovação e a digitalização em Santa Catarina. A colaboração com parceiros internacionais é vital para trazer soluções eficientes e prontas do mercado, permitindo que o governo atue de maneira mais ágil e estratégica em prol da sociedade”, afirmou Moisés Diersmann.
Ele complementou que a parceria com a SOSA, que possui mais de 13.500 empresas de tecnologia em sua base, projetará o CIASC como um hub de inovação. “Vamos conectar as necessidades dos órgãos públicos com as soluções disponíveis no mercado global, tendo em vista a atuação mundial da multinacional de inovação aberta”, finalizou.
O evento também incluiu apresentações sobre tendências globais em tecnologia, casos aplicados de soluções credenciadas e um espaço para discussões e networking entre representantes das secretarias estaduais.
O CIASC está cada vez mais empenhado em fazer conexões e quer estar próximo dos órgãos públicos. “Precisamos entender como as tecnologias utilizadas em diferentes regiões, como no Extremo Oeste, podem se integrar às demandas de diversas secretarias”, destacou Diersmann.