1. Home
  2. /
  3. NOTÍCIAS
  4. /
  5. Tratado da Inovação Catarinense é formalizado em cerimônia na ALESC

Tratado da Inovação Catarinense é formalizado em cerimônia na ALESC

O Governo de Santa Catarina, por meio da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação (SCTI), em parceria com a Associação Catarinense das Fundações Educacionais (Acafe), formalizou o Tratado da Inovação Catarinense. A iniciativa busca levar inovação aos 295 municípios do Estado, promovendo a modernização e a transformação digital nas gestões municipais.

O Centro de Informática e Automação do Estado de Santa Catarina (CIASC) é um dos apoiadores do projeto, contribuindo com sua expertise na oferta de soluções tecnológicas que aceleram a digitalização da governança pública.

Durante a cerimônia, o governador Jorginho Mello ressaltou a importância dos 15 Centros de Inovação distribuídos pelo Estado, fundamentais para o desenvolvimento do setor de tecnologia. “Nossa meta é tornar Santa Catarina o primeiro estado do Brasil em que 100% dos municípios possuam leis próprias para incentivar ainda mais a inovação”, afirmou.

O secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação, Marcelo Fett, destacou que fomentar a inovação em todo o território catarinense é uma das principais diretrizes da secretaria e uma determinação do governador. “Com o Tratado da Inovação Catarinense, unimos forças para transformar municípios por meio da inovação. Com uma legislação que facilita a criação de cidades inteligentes, abrimos caminho para novos investimentos e soluções que realmente impactam a vida das pessoas. No fim das contas, são essas iniciativas que tornam o dia a dia mais prático, com serviços públicos acessíveis de forma simples e eficiente”, pontuou.

O presidente do CIASC, Diego Holler, enfatizou o papel estratégico da empresa pública na inovação e digitalização dos municípios catarinenses. “Como provedor de infraestrutura, conectividade, segurança da informação e serviços de dados, somos um dos principais facilitadores para que as cidades se tornem mais inteligentes e eficientes. O Tratado da Inovação Catarinense representa um avanço fundamental ao consolidar um ambiente colaborativo entre Estado e municípios para modernizar os serviços públicos. Nossa participação nesse programa reforça o compromisso do CIASC em fornecer as ferramentas e o suporte tecnológico necessários para viabilizar essa transformação, garantindo que Santa Catarina siga sendo referência nacional em inovação e governança digital”, destacou.

Com o tratado, os municípios assumem o compromisso de encaminhar projetos de atualização das legislações locais às câmaras de vereadores, alinhando-se às diretrizes estaduais de fomento à inovação e desenvolvimento sustentável.

Participaram do ato, também, a presidente da Acafe, Luciane Bisognin Ceretta e o presidente da Federação Catarinense de Municípios (FECAM), o prefeito de Florianópolis, Topázio Netto. Pelo CIASC, estiveram presentes, ainda, o vice-presidente de Mercado, Tiago Moraes; o vice-presidente de Tecnologia, Marcos Antônio da Silva; o vice-presidente Institucional, Nilson da Rosa; o gerente de Produtos de Software, Marcus Vinicius Oliveira Silva; o gerente de Governo Digital, Jefferson Velasco; o assessor de Proteção de Dados, Marcel Vilmar da Silva; os integrantes da assessoria de Planejamento e Gestão, Emerson Catarina e José Rosnei de Oliveira.

Notícias recentes
Relacionados

Confira algumas de nossas soluções

Tratado da Inovação Catarinense é formalizado em cerimônia na ALESC

Pular para o conteúdo