A diretoria do Centro de Informática e Automação do Estado de Santa Catarina (CIASC), comandada pelo presidente Leandro Berti, recebeu nesta terça-feira (19) representantes do Instituto DEL, vinculado à Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (FACISC), para uma visita institucional. O encontro serviu para estreitar os laços e fomentar a articulação de estratégias junto aos pequenos e médios municípios catarinenses vinculados ao Instituto DEL.
Lançado em 2012 pela FACISC, o Instituto DEL concentra seus esforços no Desenvolvimento Econômico Local (DEL), um programa que contribui com o desenvolvimento sustentável dos municípios catarinenses. Além disso, atende às demandas específicas de pequenos e médios municípios, promovendo uma gestão voltada ao crescimento econômico e à geração de emprego.
No âmbito do Programa DEL, parceiros públicos, o setor empresarial e atores não governamentais colaboram para melhorar as condições de crescimento econômico e de emprego. De acordo com Rafael Glavam, vice-presidente de Mercado do CIASC, conectar-se ao Instituto DEL é uma forma de estar mais próximo da municipalidade catarinense e de levar soluções que possam contribuir com a celeridade de processos, redução de custos e expandir a aproximação com os cidadãos dos pequenos municípios.
Durante a visita, foram discutidas também questões relacionadas às verticais do Instituto, sendo elas: DEL, DEL Turismo, DEL Município Sustentável e DEL Social. Elas foram relacionadas às quatro verticais do CIASC: Rede de Governo, Nuvem & Data Center, Software & Plataformas e Inteligência de Dados.
A reunião contou, ainda, com a participação dos vice-presidentes de Tecnologia, Vanio Rodrigues, e Administrativo e Financeiro, Diego Ricardo Holler, além de Osmar Vicentin, diretor Superintendente do Instituto DEL, e de Carina Casanova, diretora Administrativa do Instituto.