
O Governo do Estado de Santa Catarina abriu oficialmente, nesta semana, as inscrições para o programa CNH Emprego na Pista, uma iniciativa capitaneada pelo Detran/SC voltada à empregabilidade. O projeto conta com o suporte técnico do Centro de Informática e Automação do Estado de Santa Catarina (CIASC) para seu funcionamento.
De acordo com Doglei Clayton Demarchi, coordenador de soluções de trânsito do CIASC, a empresa pública realizou importantes ajustes técnicos no sistema Detrannet para viabilizar o programa.
“A partir da estrutura já existente, foram feitas adaptações estratégicas, incluindo ajustes de telas, criação de classificações específicas para Centros de Formação de Condutores (CFCs), médicos, psicólogos e condutores, além da implementação de um algoritmo especial de sorteio”, explica Demarchi.
O CNH Emprego na Pista é destinado àqueles que buscam a primeira habilitação ou desejam mudar de categoria para atuar profissionalmente como motoristas, independentemente do tipo de veículo.
O programa prevê a distribuição de até 30 mil carteiras de habilitação nas categorias A (moto), B (carro), D (caminhão e ônibus) e E (carreta). Além disso, um convênio com a Federação das Empresas de Transporte de Carga do Estado de Santa Catarina (Fetrancesc) garantirá entrevistas de emprego para os beneficiados.
“Vamos aumentar o número de pessoas habilitadas, transformando a CNH em uma carteira de trabalho para dar emprego e renda melhor para a nossa população”, destaca o governador Jorginho Mello.
As inscrições já estão abertas e podem ser feitas no site www.empregonapista.detran.sc.gov.br. O primeiro edital oferece 670 vagas para candidatos de Florianópolis, São José, Lages e Dionísio Cerqueira, que serão distribuídas por sorteio.