- Home
- /
- O CIASC
O CIASC
O Centro de Informática e Automação do Estado de Santa Catarina (CIASC) é a empresa pública catarinense responsável por desenvolver e entregar soluções inovadoras para os governos. Com quase 50 anos de história, presta atendimento para as três instâncias da administração: municipal, estadual e federal, nos âmbitos Executivo, Legislativo e Judiciário.
A atuação do CIASC garante as condições necessárias à transformação digital de Santa Catarina e reflete em agilidade, economia e melhores serviços públicos ao cidadão. A empresa pública contribui com o fortalecimento da cidadania da população catarinense, ao desenvolver tecnologias que facilitam o acesso às ferramentas e atendimentos digitais.
Conheça nossa história
Em 13 de agosto de 1975, foi criada a Companhia de Processamento de Dados do Estado de Santa Catarina – PRODASC. Suas atribuições principais eram relacionadas a processamento de dados, tratamento de informações e assessoramento técnico para os órgãos da Administração Pública e entidades privadas.
A PRODASC amplia suas atividades e passa a desenvolver sistemas de informações integrados do Governo do Estado.
Houve uma profunda reforma estatutária e a Empresa assumiu um novo papel na administração estadual, passando a se chamar Centro de Informática e Automação do Estado de Santa Catarina S.A. – CIASC.
Em abril de 1991, foi conferida ao CIASC a responsabilidade de atuar como Órgão Central do Sistema Estadual de Informática.
A Lei Complementar nº. 284, de 28 de fevereiro de 2005, autoriza a transformação de Empresa de Economia Mista para Empresa Pública.
Nessa época, a marca do CIASC ganha as cores do Governo de Santa Catarina.
Com o efetivo registro na Junta Comercial do Estado de Santa Catarina, foram regulamentadas as atribuições institucionais do CIASC como órgão executor da política de tecnologia da informação e comunicação, tratamento de dados e informações, e a prestação de assessoramento técnico aos órgãos da Administração Direta e às entidades da Administração Indireta.
Ampliação das atribuições do CIASC ao ser instituído como entidade executora da política de tecnologia da informação e governança eletrônica do Estado de Santa Catarina pela Lei Complementar n.º 534, de 20 de abril de 2011.
O Decreto nº. 220, de junho de 2015, ratifica as atribuições do CIASC como órgão executor das políticas, da gestão e dos serviços, e agrega à sua competência funcional, a atribuição de padrões de tecnologia da informação e governança eletrônica aos órgãos e às entidades da Administração Pública estadual.
Realização de investimentos para a aquisição de dois novos equipamentos: uma subestação de energia e um sistema de climatização, ambos 100% redundantes.
O CIASC assume papel essencial no desenvolvimento de soluções urgentes para o enfrentamento à pandemia de Covid-19 pelo governo catarinense.
A empresa completa 46 anos com avanços importantes nas quatro verticais de atuação.
O CIASC se torna o principal parceiro Google na entrega de área de trabalho digital para o setor público.
Realização de investimentos e reformas nas instalações do CIASC para melhorar a acessibilidade física e inclusão de pessoas com deficiência.
Investimentos na aquisição de uma nova solução de backup e na expansão do storage para ampliar a capacidade de armazenamento e a segurança do Data Center.