Ferramenta desenvolvida pelo CIASC está sendo implementada em todas as unidades do IGP no estado
Agora parte da população de Santa Catarina pode solicitar a emissão de uma nova carteira de identidade (RG) sem precisar ir presencialmente até o Instituto Geral de Perícia (IGP). Com o sistema de 2ª Via Rápida, desenvolvido pelo Centro de Informática e Automação do Estado de Santa Catarina (CIASC) com orientações técnicas do IGP, é possível acessar o site do órgão pericial e realizar todo o processo de solicitação online, indo à uma unidade do IGP apenas para buscar sua nova carteira de identidade quando ela estiver pronto.
Por questões de segurança, a retirada da 2ª Via Rápida neste momento será feita apenas nas unidades do IGP pelo Estado, pois há necessidade do confronto biométrico (impressão digital) da pessoa que vai retirar o documento (que obrigatoriamente será a mesma cujos dados estejam no RG a ser retirado). Porém, a solicitação desta via poderá ocorrer remotamente acessando o site do IGP a partir de qualquer cidade. O próprio sistema informa se a pessoa fazendo a requisição online pode ou não solicitar a 2ª via rápida, estas definições são internas e visam dar segurança ao procedimento. Carteiras de Identidade mais antigas, por exemplo, não poderão ser reimpressas, e o sistema vai direcionar o usuário para o agendamento e atendimento presencial. Caso haja alguma necessidade de alteração cadastral o cidadão também deverá agendar atendimento presencial.
Ao usar a 2ª Via Rápida, o cidadão preenche seus dados e emite uma guia Dare, para pagamento da taxa de emissão da carteira de identidade. O comprovante do pagamento da Dare é enviado pela ferramenta da 2ª Via Rápida e é criado um número de protocolo para a emissão da nova via do RG. Depois disso a ferramenta vai realizar uma série de processos automatizados para então imprimir o documento. O sistema informa ao usuário o prazo em que a carteira de identidade dele estará pronta e, a partir desse prazo, ele pode ir até a unidade do IGP escolhida para retirar o documento.
A implementação da 2ª Via Rápida foi tratada como um projeto prioritário pelo IGP e pelo CIASC durante a pandemia, já que ele permite reduzir o número necessário de atendimentos presenciais, diminuindo a circulação de pessoas nas ruas. Segundo o coordenador de soluções de segurança pública do CIASC, Francisco Hillesheim, “Essa é uma ferramenta muito importante para evitar aglomerações nas unidades do IGP, garantindo a segurança das pessoas, além de ser uma solução muito prática para quem precisa fazer a 2ª via da identidade”. As duas instituições seguem trabalhando na criação de mais soluções como essa, que ajudam a evitar aglomerações, para garantir que a população catarinense possa ser atendida de forma segura, evitando a propagação da COVID-19. É importante ressaltar que a recomendação ainda é de evitar sair de casa, portanto a emissão da 2ª Via da carteira de identidade é recomendada apenas para casos de real necessidade.