
Na última semana, representantes dos CIASC estiveram na Companhia de Tecnologia da Informação e Comunicação do Paraná (Celepar) para alinhar estratégias, explorar oportunidades de cooperação e debater temas como gestão de compras, gestão de riscos e planejamento corporativo e inovação em Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC). O encontro reforçou os laços entre as duas instituições, que participam do Consórcio de Integração Sul e Sudeste (COSUD).
Durante a reunião, a equipe da Celepar apresentou o Sistema de Gestão de Materiais e Serviços (GMS), responsável pelo gerenciamento de licitações – desde a identificação da necessidade até o pagamento –, em conformidade com as normas legais. Também foram compartilhadas estratégias de governança corporativa, gestão de riscos, LGPD e perspectivas para parcerias em TIC, com a demonstração de cases de sucesso.
Representando o CIASC, participaram do encontro o vice-presidente de Mercado, Tiago Fagonde Moraes; o assessor de Planejamento e Gestão, Emerson Adriano Catarina; o gerente de Compras e Licitações, Sidinei Alex Masiero; e o assessor de Proteção de Dados, Marcel Vilmar da Silva.
“A Gerência de Compras e Licitações demonstrou interesse nas ferramentas e processos de gestão de compras e contratos da Celepar, especialmente no uso de Inteligência Artificial e na visão sobre futuras parcerias. Já a área de Proteção de Dados buscou conhecer e compartilhar informações sobre compliance e gestão de riscos, tanto no âmbito do CIASC quanto nas práticas adotadas pelos órgãos estaduais”, destacou o vice-presidente de Mercado, Tiago.
A comitiva foi recebida pelos diretores da Celepar: Guilherme de Abreu e Silva (Administrativo-Financeiro), John Juskas (Governança e Gestão Estratégica), Marco Aurélio Bonato (Tecnologia e Operações) e Renne Pimpão (Gestão de Pessoas), além de outros gestores da companhia.
Ao final da visita, foi firmado o compromisso de dar continuidade às discussões iniciadas, estabelecendo um canal de comunicação entre as equipes técnicas para concretizar as oportunidades identificadas.