O CIASC desenvolve e mantém diversas soluções que contribuem com a atuação e o encaminhamento de demandas do Departamento Estadual de Trânsito de Santa Catarina (DETRAN/SC). O órgão tem papel fundamental na sociedade catarinense, especialmente, a partir de três grandes áreas: registro, licenciamento e emplacamento de veículos; processo de formação de condutores e concessão da CNH; e fiscalização de trânsito.
Uma série de funcionalidades que eram usadas pelos motoristas no site do Departamento Estadual de Trânsito de Santa Catarina (Detran/SC) foram transferidas para a plataforma Detran Digital. A ação foi realizada pelo Centro de Informática e Automação do Estado de Santa Catarina (CIASC), estatal responsável pela criação tanto do site quanto da plataforma. A mudança foi executada para dar mais segurança aos dados dos cidadãos que usam os serviços. O portal já possui mais de 2.689.326 de catarinenses cadastrados e utilizando os serviços digitais.
Agora os cidadãos que possuem um ou mais veículos registrados em SC podem conferir os dados de cada um deles em um dashboard, que foi criado pelos técnicos do CIASC dentro do Detran Digital. Além dos dados gerais, também é possível acompanhar se existe algum débito em relação ao veículo. Com isso, o cidadão consegue garantir, por exemplo, que não possui nenhuma multa a pagar, ou que não está devendo o IPVA. E estando com os débitos regularizados, pode obter o CRLV-e, o documento digital para circulação.
A motivação do CIASC e do Detran/SC para que o processo de consulta a essas informações fosse movido para dentro do Detran Digital, foi que ali existem camadas de proteção adicionais em relação ao método anterior. Uma das razões é o login ao Detran Digital, que é realizado com a plataforma Gov.br, a ferramenta de autenticação de identidade do Governo Federal.
Continuamente, trabalhamos para melhorar o atendimento e contato com o cidadão pela plataforma Detran Digital. Outro avanço implementado no Detran Digital é o chatbot do Detran/SC. A ferramenta foi criada e implementada para permitir que o cidadão tire dúvidas relacionadas aos serviços do Departamento Estadual de Trânsito de Santa Catarina. Um chatbot é uma ferramenta virtual com uma caixa de bate-papo (chat) onde o usuário tem suas perguntas respondidas por uma Inteligência Artificial (IA), que tenta identificar o que o usuário precisa saber. Por exemplo, ao digitar “Como pagar multas”, a Inteligência Artificial pode identificar a palavra multas e exibir as informações sobre multas que estão armazenadas ali.
Na primeira semana de funcionamento, a ferramenta foi usada cerca de mil vezes por dia, e a expectativa das equipes do Detran e do CIASC é que esse número cresça conforme o chatbot seja aprimorado ao longo do tempo. Quanto mais as pessoas usam, mais informações do que pode ser melhorado nas respostas do chatbot aparecem.
Outra melhoria no Detran Digital foi implementada em 2020, quando a emissão do licenciamento digital de veículos (CRLV-e) passou a ser feita de forma automática. Assim, passou a ser possível obter o licenciamento dos veículos sem precisar se deslocar até o Detran. Essa medida ajudou a reduzir o deslocamento de pessoas, favorecendo o isolamento social, em virtude da pandemia de COVID 19. Iniciativas de digitalização de serviços, como essa, foram priorizadas pelo Governo do Estado de Santa Catarina durante o período de crise.
Junto ao Departamento Estadual de Trânsito de Santa Catarina, estamos sempre trabalhando com a intenção de agilizar e facilitar a vida dos cidadãos catarinenses. Detran Digital, mais um caso de sucesso na utilização de nossos produtos e serviços, com consequências e impactos positivos na vida dos cidadãos catarinenses! CIASC, integrando o governo, conectando as pessoas.