O Detran Digital, plataforma com design responsivo e foco na usabilidade, passará a centralizar as consultas de veículos através da autenticação via gov.br. A iniciativa, implementada pelo Centro de Informática e Automação do Estado de Santa Catarina (CIASC), visa eliminar os golpes envolvendo sites falsos e solicitações fraudulentas de Pix que o Departamento Estadual de Trânsito de Santa Catarina (Detran/SC) vinha enfrentando, prejudicando os usuários.
A medida entrou em vigor nesta segunda-feira, 15 de julho, e segue duas etapas. Para os usuários já registrados no gov.br, basta acessar o Detran Digital para realizar as consultas. Aqueles que ainda não têm cadastro podem fazê-lo no site do governo até 30 de julho. O passo a passo para o cadastro está disponível aqui.
Diogo Bogo, analista de sistemas da coordenadoria de Soluções de Trânsito (CSTRA) do CIASC, destaca que a promoção do Detran Digital reforça a concepção da ferramenta, que desde sua criação em 2019 vem sendo aprimorada com melhorias focadas em usabilidade e design responsivo.
“Há aproximadamente dois meses, devido ao aumento dos golpes virtuais e à nossa preocupação com a segurança dos dados dos usuários, sugerimos ao Detran/SC a implementação de uma funcionalidade para permitir a restrição de consultas públicas aos dados pessoais dos usuários. Agora, qualquer pessoa pode acessar o Detran Digital e bloquear o acesso de terceiros aos seus dados. Essa funcionalidade é opcional e os usuários podem desbloqueá-la a qualquer momento.”
Diogo também enfatiza que o novo site é intuitivo. “Quase todas as operações podem ser realizadas com apenas alguns cliques ou toques na tela. Por exemplo, todos os veículos do usuário são automaticamente identificados e listados pelo Detran Digital, sem a necessidade de inserir placa e RENAVAM a cada consulta. No entanto, para aqueles que ainda não possuem conta gov.br, recomendamos que providenciem isso até o final de julho, garantindo acesso rápido e seguro a vários serviços do Detran/SC”, destaca.
O diretor de Tecnologia e Inovação do Detran/SC, Fabio de Oliveira, salienta que a mudança proporciona maior segurança aos cidadãos, protegendo-os contra os golpes virtuais recorrentes. Ele reforça que o Detran/SC nunca entra em contato para enviar boletos ou guias de IPVA, licenciamento e multas, seja por e-mail ou WhatsApp.
“Não confie em contatos que se apresentem como representantes do Detran/SC oferecendo descontos em pagamentos. Todas as guias devem ser acessadas diretamente no site oficial do Detran, disponível em www.detran.sc.gov.br”, conclui Fabio.