As coletas do Censo Escolar 2022 tiveram início no dia 25 de maio. O levantamento abrange as diferentes etapas e modalidades da educação básica: ensino regular, educação especial, educação de jovens e adultos (EJA) e educação profissional. Os dados das escolas, gestores, turmas, alunos e profissionais escolares em sala de aula são declarados no sistema Educacenso através de importação, via migração de dados ou digitação manual.
As matrículas e os dados escolares coletados servem de base para o repasse de recursos federais e estaduais, para o planejamento e a divulgação de dados das avaliações realizadas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) e para a elaboração de painéis educacionais. O Censo também é uma ferramenta fundamental para que os atores educacionais possam compreender a situação educacional do país, das unidades federativas e dos municípios, bem como das escolas, permitindo acompanhar a efetividade das políticas públicas.
Para as unidades de ensino estaduais, a coleta dos dados pode ser feita por meio do Sisgesc, ferramenta desenvolvida pelo Centro de Informática e Automação do Estado de Santa Catarina (CIASC) para gerir e controlar todos os aspectos relativos à educação pública do estado. Para isso, os gestores devem manter os dados atualizados até o prazo de 15 de julho.
O Censo Escolar 2022 ocorrerá com muitas mudanças nos campos de coleta, especialmente devido à implantação do Novo Ensino Médio. Dessa forma, a orientação da Diretoria de Planejamento e Políticas Educacionais da SED é que os gestores das redes e escolas iniciem a coleta o mais breve possível, evitando contratempos que impossibilitem o cumprimento dos prazos estabelecidos.
Data importantes (1ª etapa – coleta):
Data referência: 25/05/2022
Migração Sisgesc – Educacenso (somente escolas estaduais) 31/05 a 15/07/2022
Coleta de dados (demais redes) 25/05 a 01/08/2022
Saiba mais
Principal pesquisa estatística da educação básica, o Censo Escolar é coordenado pelo Inep, vinculado ao Ministério da Educação (MEC) e realizado em regime de colaboração entre as secretarias estaduais e municipais de educação, com a participação de todas as escolas do país.
Em Santa Catarina, a coleta é coordenada pela Gerência de Estatísticas e Avaliação (Gaebe) da Diretoria de Planejamento e Políticas Educacionais da SED, com equipe técnica responsável pelas orientações e acompanhamento das escolas públicas e privadas. Além da Coordenação Estadual, as Coordenadorias Regionais de Educação e o Instituto Estadual de Educação contam com técnicos capacitados para coordenarem o processo junto às escolas de sua abrangência.
*Adaptação de matéria publicada pela Secretaria de Estado da Educação (SED)