O Centro de Informática e Automação do Estado de Santa Catarina S.A (CIASC) promoveu uma qualificação na infraestrutura para atender o alto volume de usuários que devem realizar o processo de novas matrículas nas escolas estaduais na próxima semana, de 29/11 a 1º/12. Foi feita a migração e melhoria no banco de dados, testes de carga e de usabilidade para garantir a melhor experiência aos pais e responsáveis que utilizarão o serviço. Além disso, o CIASC realizou a integração com o login único Gov.br – ferramenta de autenticação a que todo cidadão brasileiro tem acesso através do número de CPF.
Acesso ao Gov.Br
Para evitar contratempos na data da matrícula, orienta-se que os pais ou responsáveis já tenham realizado o primeiro acesso ao sistema Gov.br com antecedência. Para fazer o cadastro, caso o responsável pela matrícula nunca tenha usado a ferramenta, é necessário acessar o site https://www.gov.br/, digitar o CPF do responsável, clicar no botão Continuar, preencher os dados pessoais, marcar a caixa do captcha (onde está escrito “não sou um robô”) e aceitar os Termos de Usuário e a Política de Privacidade. Depois disso, é realizado um teste da validade das informações e o usuário pode escolher receber seu código de validação através de e-mail ou SMS. Após incluir o código recebido, é necessário clicar em Validar o Cadastro, quando será solicitado que a senha daquele usuário (o responsável pela matrícula) seja criada. Somente após a criação da senha é que o usuário estará habilitado a realizar a matrícula on-line do estudante.
As matrículas deverão ser realizadas através do site: https://matriculaonline.sed.sc.gov.br/inicio.aspx