Florianópolis (15/9/2011) – Reunindo as diretrizes que devem ser observadas em na ação profissional, priorizando valores e princípios éticos, o Centro de Informática e Automação do Estado de Santa Catarina (Ciasc) está divulgando para seus colaboradores, o código de conduta. “Esta é uma maneira de nortear o comportamento funcional de seus integrantes, parceiros, fornecedores e a sociedade”, descreve o presidente do Ciasc, João Rufino de Sales.
Os princípios e valores da instituição incluem respeito, integridade, comprometimento profissional, responsabilidade pela imagem da empresa e com o meio ambiente, segurança nas informações, atualização permanente, cuidado com os bens e recursos públicos, além da busca pela melhor solução ao cliente.
As diretrizes gerais são baseadas em um ponto fundamental: relacionamento. Este pode ser com seus integrantes, no que se refere às relações interpessoais com respeito, busca pela excelência, troca de informações e contribuição com sugestões e ideias, entre outros. “Outra forma de relacionamento é com o cliente, onde nosso compromisso é pautado na satisfação, profissionalismo, transparência e confiança”, comenta Rufino. A relação com fornecedores é realizada com base no interesse público, respeitando as normas de legislação vigente. E, por fim, o relacionamento com a sociedade, onde o Ciasc se compromete em contribuir ativamente para o desenvolvimento econômico, tecnológico, ambiental, social, político e cultural de Santa Catarina.
“Através da ouvidoria, dúvidas e casos específicos poderão ser analisados, bem como sugestões e críticas”, relata o presidente. A aplicação de qualquer medida disciplinar, relacionada ao código, será precedida de uma análise criteriosa dos fatos, constituindo-se uma comissão de ética formada por cinco colaboradores, sendo dissolvida após todos os fatos sejam apurados, dentro de uma abordagem situacional e sem prejulgamentos.