Está sendo finalizado em outubro um grande processo de instalação de novos circuitos de rede em diversas entidades da administração pública, realizado pelo Centro de Informática e Automação do Estado de Santa Catarina (CIASC). O trabalho envolveu a instalação de cerca de 900 circuitos distribuídos por diversas instituições como, por exemplo, as Secretarias de Saúde, Educação e Administração Prisional; o Departamento Estadual de Trânsito (DETRAN) de Santa Catarina e o Instituto Geral de Perícias (IGP). A lista completa você pode conferir abaixo.
Todos os novos circuitos fazem parte do Govlink, o pacote de serviços de rede do CIASC voltado para fornecimento de conexão de alta velocidade e gestão simplificada para o serviço público. A empresa pública de tecnologia do estado está atualmente se preparando para dar início à segunda fase dessas instalações, que também deve ser composta por algumas centenas de novos circuitos, e seu gerente de redes, Flávio Ramos, disse que “esperamos garantir uma infraestrutura de rede que permita que os servidores trabalhem de forma cada vez mais eficiente”.
Lista de entidades atendidas:
- Departamento Estadual de Trânsito de Santa Catarina (DETRAN/SC)
- Defensoria Pública do Estado de Santa Catarina (DPE/SC)
- Fundação Catarinense de Cultura (FCC)
- Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE)
- Instituto Geral de Perícias de Santa Catarina (IGP/SC)
- Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA/SC)
- Instituto Maria Schmitt (IMAS)
- Instituto de Metrologia de Santa Catarina (IMETRO/SC)
- Instituto de Previdência do Estado de Santa Catarina (IPREV/SC)
- Secretaria de Estado da Administração Prisional e Socioeducativa (SAP)
- Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDE)
- Secretaria de Estado da Administração (SEA)
- Secretaria de Estado da Educação (SED)
- Secretaria de Estado da Saúde (SES)
O que é o Govlink
O Govlink, criado pelo CIASC, integra diversos serviços de rede diferentes em um único pacote que disponibiliza links dedicados de alta velocidade para instituições da administração pública. O pacote, que inclui o fornecimento de switch/roteador, serviços de segurança, monitoramento completo de todas as conexões, rede redundante e de alta velocidade e mais, viabiliza a integração dos órgãos governamentais, para as três esferas de Governo e os três níveis da Administração Pública.