Nesta quinta-feira (10/10), uma delegação do CIASC, composta pelo Vice-Presidente Administrativo e Financeiro, Diego Ricardo Holler, o Gerente de Licitações, Sidinei Alex Masiero, e o Assessor de Planejamento e Gestão, Emerson Adriano Moraes Catarina, realizou uma visita técnica à sede da Prodesp, empresa de Tecnologia da Informação do Estado de São Paulo. A ocasião coincidiu com a celebração dos 55 anos da Prodesp, o que agregou um caráter ainda mais especial ao encontro, promovendo a troca de experiências e conhecimento em um ambiente de inovação e tradição.
Durante a visita, foi possível conhecer as instalações do datacenter da Prodesp, um dos maiores e mais modernos do país, além de reunião com a Diretoria Administrativa e Financeira (DAF) da instituição para debater modelos e estratégias de aquisições e contratações de serviços. Entre os temas discutidos, destacaram-se as inovações no gerenciamento de mão de obra e os métodos de gestão de recursos humanos adotados pela Prodesp, que se mostram alinhados às necessidades e desafios que o CIASC também enfrenta.
A troca de experiências foi muito produtiva, abordando aspectos como contratação de mão de obra exclusiva, gestão de equipes por projeto e o uso de metodologias ágeis em fábricas de software. Segundo Diego Ricardo Holler, conhecer de perto a realidade e as soluções que a Prodesp implementa em um ambiente de alta complexidade, com mais de 6 mil máquinas virtualizadas e equipamentos legados de mainframe, permite ao CIASC identificar novas oportunidades de evolução. “Os desafios que enfrentamos em Santa Catarina são os mesmos que eles enfrentam, mudando apenas a escala. Essa proximidade facilita o aprendizado e a troca de informações para superarmos as dificuldades juntos”, destacou.
O encontro fortaleceu a relação entre as duas empresas de TI e abriu caminho para futuras colaborações, inclusive com a possibilidade de que, em um próximo momento, uma equipe técnica do CIASC retorne a São Paulo para uma visita técnica mais aprofundada, visando conhecer detalhes operacionais e discutir novas oportunidades de parceria tecnológica. Esse tipo de cooperação é essencial para garantir que as melhores práticas sejam replicadas e que o CIASC continue a oferecer soluções de excelência ao Governo de Santa Catarina e seus cidadãos.