Onze empresas públicas e sociedades de economia mista do Estado, dentre elas o Centro de Informática e Automação do Estado de Santa Catarina S.A. .(CIASC) integram o mapeamento apresentado pela Controladoria-Geral de Santa Catarina (CGE-SC) relacionado às áreas de integridade e governança. O estudo foi realizado pela administradora Pollyana Sá, pesquisadora da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação de Santa Catarina (Fapesc), sob a coordenação da CGE.
O diagnóstico apontou que 90% das estatais contam com programas de integridade, código de ética e/ou conduta, canais de denúncia e mecanismos para apurar indícios de irregularidades e conflitos de interesse. Além de terem em sua gestão a composição de conselhos de administração independentes e diretrizes que orientam processos licitatórios e de contratações.
A CGE-SC irá entregar o levantamento completo às estatais para que elas possam, de forma individualizada, analisar e adotar as sugestões de ações repassadas, com o objetivo de aperfeiçoar a integridade e a governança.