Na tarde desta quarta-feira, dia 12, aconteceu a primeira reunião entre o Centro de Informática e Automação do Estado de Santa Catarina (CIASC) e a Secretaria de Estado do Planejamento (SEPLAN) para implantar um Núcleo de Gestão de Processos (NUPROC) no CIASC. A proposta é seguir o modelo do Escritório de Gestão de Processos do Estado (EPROC/SC), assim como outros órgãos do governo têm feito.
Na ocasião, também foi apresentado o “Plano de Instituição do Modelo de Governança por Processos no Poder Executivo”. Além de aproximar as duas instituições, a atividade também faz parte do movimento de retomada do planejamento e recriação do escritório de processos do CIASC.
Um escritório de processos é a área responsável pelo gerenciamento dos processos de negócio em uma organização. Ele busca otimizar e padronizar os processos, utilizando metodologias, ferramentas e tecnologias. Os benefícios de ter um escritório de processos incluem o aumento da eficiência, a melhoria da qualidade, a redução de custos e o direcionamento dos recursos para atividades estratégicas.
“A implantação de um Escritório de Processos permite identificar oportunidades de melhoria, o que torna a empresa mais eficiente. Ainda, contribui para aumentar a produtividade dos funcionários, com resultados na entrega de produtos e serviços de alta qualidade aos nossos clientes”, destacou o vice-presidente Institucional do CIASC, Nilson da Rosa.
A atividade teve a presença de integrantes da SEPLAN, o Coordenador do EPROC, Marcelo Eduardo Schubert, e o analista de Processos, João Souza. Ainda, do presidente do CIASC, Félix Fernando da Silva, do Vice-presidente Administrativo e Financeiro, Diego Ricardo Holler, do vice-presidente Institucional, Nilson da Rosa, da empregada, Greicy Claudino, que é o ponto focal neste trabalho, e demais profissionais do CIASC interessados no tema.