1. Home
  2. /
  3. NOTÍCIAS
  4. /
  5. CIASC apresenta sistema que oferece estimativas de safra

CIASC apresenta sistema que oferece estimativas de safra

Na tarde de sexta-feira, 13/08, aconteceu a palestra “Estimativas de Safra e Estiagem em Santa Catarina – A Plataforma BoaVista no suporte à Gestão Pública dirigida por dados”. O palestrante e analista de Dados do CIASC, José Da Silva Junior, apresentou uma solução para fazer projeções de safras agrícolas de milho, desenvolvida pelo Centro de Informática e Automação do Estado de Santa Catarina (CIASC). A atividade foi voltada para o público interno e convidados e marcou as comemorações pelo aniversário de 46 anos da empresa.

O presidente, Sérgio André Maliceski, fez a abertura do evento, parabenizando todos os funcionários pelo aniversário da empresa. Também relembrou conquistas, avanços e investimentos realizados e que resultaram na consolidação do CIASC dentro do estado de Santa Catarina. “Somos uma única empresa e, entendendo isso, seremos cada vez mais fortes”, concluiu.

O palestrante, José Da Silva Junior, começou sua fala mencionando a importância dos investimentos e dos esforços de trabalho das equipes para o crescimento do CIASC e o sucesso de projetos como o de estimativas de safra e estiagem. Na sequência, apresentou a solução que permite criar projeções para o futuro com Inteligência Artificial (IA) e faz parte do Sistema Integrado de Informação Agropecuária (SIIA), uma extensão da plataforma BoaVista que permite ao governo integrar as informações. 

A iniciativa conta com a parceria do Grupo do Laboratório de Climatologia Agrícola (Labclimagri), do Centro de Ciências Agrárias da Universidade Federal de Santa Catarina (CCA/UFSC), que tem realizado pesquisa e divulgação científica sobre a metodologia  e os resultados das análises. Ainda, do Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia de Santa Catarina (EPAGRI/CIRAM), que disponibiliza e valida os dados meteorológicos, e do Centro de Socioeconomia e Planejamento Agrícola (EPAGRI/CEPA) na validação dos resultados e desenho do projeto.

O sistema utiliza modelagem especializada em climatologia agrícola para estabelecer estimativas de safra e estiagem, que podem auxiliar no monitoramento e na tomada de decisão da administração pública dirigida a esse setor produtivo. A Produtividade, que considera a quantidade da cultura por área plantada, e o Balanço Hídrico Sequencial, que compreende indicadores como excesso e déficit de água, estão entre os conceitos importantes para compor os conjuntos de algoritmos do sistema e gerar as estimativas necessárias a diversos agentes de mercado que têm no milho um recurso fundamental para diversos índices de mercado. 

A apresentação trouxe o exemplo do sistema aplicado no município de Campos Novos, o maior produtor de milho no Estado de Santa Catarina, com a safra de milho 2020/21. No exemplo explicitado, a solução apresentou a estimativa de produtividade de 10.550 kg/ha. O levantamento pós-cultivo foi de 9.900 kg/ha para o município de Campos Novos na última safra. Os dados indicam que a previsão estava 93,5% apurada. “Os resultados obtidos indicam a consistência da solução. É uma estimativa muito boa, porque, na previsão, não estão modeladas as perdas, por exemplo, no manuseio e processamento inicial do grão”, explicou José. A cultura de milho foi escolhida em razão da importância econômica para o estado, com 560 mil hectares cultivados e dois milhões de toneladas produzidas na safra 2020/21, segundo dados do Infoagro. 

A expectativa é ampliar o uso da solução automatizada e inteligente para outros municípios, chegando a todo o estado, bem como incluir outras culturas que são produzidas. Além disso, existe a possibilidade de implementar tecnologias como uso de drones, para agregar soluções que complementem os resultados do sistema.

 

Notícias recentes
Relacionados

Confira algumas de nossas soluções

CIASC apresenta sistema que oferece estimativas de safra

Pular para o conteúdo