Representantes do Centro de Informática e Automação do Estado de Santa Catarina (CIASC) estão em Brasília esta semana para participar da Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, que vai até quinta-feira, dia 30. O evento deve reunir cerca de 12 mil pessoas em palestras, apresentações e debates sobre temas relacionados à administração municipal. O objetivo do CIASC é apresentar aos participantes a solução Eternal, para digitalização, preservação e armazenamento online de documentos e dados.
O Eternal foi desenvolvido a partir de uma parceria do CIASC. O serviço abrange desde a digitalização de conteúdo analógico até a guarda online e offline de dados digitais. Além de possibilitar o acesso e gestão de arquivos de forma otimizada, a tecnologia assegura a integridade das informações armazenadas por 1000 anos. “Esta tecnologia resolve um grande gargalo nas administrações públicas, que é a conservação de um grande volume de documentos e arquivos históricos, com possibilidade de fácil acesso. Uma inovação que só tem a beneficiar os municípios brasileiros”, destaca o vice-presidente institucional do CIASC, Nilson da Rosa.
O serviço é feito conforme diretrizes estabelecidas pelo Conselho Nacional de Arquivos (CONARQ), que garantem os padrões de qualidade e segurança do trabalho de digitalização. Todo o material digitalizado é armazenado no Data Center do CIASC, que hoje é a maior infraestrutura de Data Center em Santa Catarina. Dessa forma, os dados são preservados em segurança, evitando o risco de perda por incêndio ou outro tipo de dano físico nos arquivos.