A valorização das potencialidades das pessoas com deficiência faz parte da trajetória do CIASC há quatro décadas. A empresa pública catarinense se destaca como pioneira na inclusão no ambiente de trabalho, investindo em infraestrutura acessível e promovendo a inclusão digital. Com ações concretas e consistentes, o CIASC reafirma seu compromisso diário em construir uma sociedade mais justa e igualitária.
Essas iniciativas ganham ainda mais significado com a chegada do Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, celebrado em 3 de dezembro. Instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1992, a data é um marco global para conscientizar, incluir e garantir os direitos das pessoas com deficiência (PcD).
Uma trajetória de pioneirismo
Em 1984 a empresa contratou seis estagiários da Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE), que em 1988 se tornaram empregados no setor de Expedição. João Batista de Souza Junqueira, Paulo Nascimento Filho, Flavio José de Freitas, Édio Koester, Renato Carlos Barbato e Valdo Martins continuam desempenhando funções essenciais, como impressão e envelopamento de notificações do Detran, com adaptações específicas para atender às suas condições, como surdez, baixa visão e limitações motoras.
Para o líder de equipe, Sérgio Theisges, a inclusão é um exemplo de como um ambiente de trabalho respeitoso e acolhedor contribui para encontrar soluções inovadoras e alcançar metas institucionais.
Acessibilidade na infraestrutura
Segundo o técnico em Infraestrutura, Marcelo Calazans Ribeiro, o CIASC foi uma das primeiras empresas do Governo a apresentar e executar um projeto de acessibilidade à estrutura física para atender pessoas com deficiência. A empresa pública vem realizando reformas contínuas em suas instalações para melhorar o acesso, incluindo rampas na recepção, corrimão, eliminação de desníveis, instalação de móveis ergonômicos, portas automáticas, sinalização de vagas, passarela coberta, readequação de calçadas e melhorias no sistema preventivo de incêndio.
O projeto de acessibilidade do CIASC foi desenvolvido por um engenheiro cadeirante. O planejamento considerou cuidadosamente as demandas de mobilidade e acessibilidade, atendendo tanto às necessidades da pessoa com deficiência quanto de seus acompanhantes, garantindo soluções inclusivas e funcionais para todos.
Inclusão digital
O CIASC possui um site acessível que permite às pessoas com deficiência uma navegação de forma autônoma. Isso promove a inclusão digital, garantindo que todos tenham acesso aos conteúdos, informações e serviços.
No Brasil, a acessibilidade digital é um requisito da Lei de Inclusão (Lei 13.146/2015). Além disso, os textos produzidos para os canais de comunicação da empresa pública procuram utilizar a linguagem simples, metodologia de simplificação da linguagem, importante para garantir a inclusão e garantir direitos.