5. Atuação do TCE/SC em...

Atuação do TCE/SC em governança e inovação é enaltecida pelo CIASC durante encontro

Representantes do Centro de Informática e Automação de Santa Catarina (CIASC), da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (SCTI) e da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) participaram de um encontro promovido pelo Tribunal de Contas de Santa Catarina (TCE/SC). O evento, que abordou a governança em Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e o Plano Estratégico de TIC (Petic) para 2024-2026, serviu para promover a troca de experiências e reforçar a parceria entre as instituições públicas catarinenses.

A participação do CIASC foi destaque na agenda, especialmente pela atuação em iniciativas de transformação digital e governança pública. O vice-presidente Administrativo e Financeiro do CIASC, Diego Ricardo Holler, destacou a importância da parceria com o TCE/SC para o desenvolvimento de estratégias conjuntas que visam aprimorar a gestão pública por meio da inovação tecnológica.

“O Tribunal de Contas tem sido um parceiro fundamental no processo de transformação digital do setor público em Santa Catarina. A colaboração nas áreas de governança e na definição de estratégias para atração e retenção de profissionais de tecnologia nos permite enfrentar de forma mais efetiva os desafios do setor”, afirmou Diego Ricardo Holler.

Durante o evento, foram apresentadas inovações tecnológicas como os sistemas Farol, VigIA e Guia, que têm ampliado a capacidade de fiscalização e controle do TCE/SC, utilizando inteligência artificial e automação de processos. As autoridades também discutiram os novos desafios para o próximo ciclo de planejamento estratégico e a importância da colaboração entre as instituições públicas.

Também participaram do encontro, pelo CIASC, o vice-presidente de Tecnologia, Marcos Antônio da Silva, e o vice-presidente de Mercado, Tiago Moraes. Representando a Udesc, estavam os analistas de sistemas Roberto Rivelino e Sinara Molossi, além do secretário de TIC, Marcos Vinícius Linhares. Pelo Tribunal de Contas, marcaram presença o encarregado de Dados, Wallace da Silva Pereira, e o coordenador de Fiscalização de TI da Diretoria de Informações Estratégicas (DIE), Cristiano Francis Matos de Macedo.