O aplicativo ARESC, desenvolvido pelo CIASC e pela Agência Reguladora de Serviços Públicos de Santa Catarina (Aresc), permite que as pessoas comuniquem à Aresc vazamentos de água e esgoto em vias públicas. Inicialmente, estará habilitado para os municípios de Florianópolis, São José, Biguaçu, Antônio Carlos, Santo Amaro da Imperatriz, Paulo Lopes e Criciúma e a intenção é que os municípios de Lages, Itajaí e Balneário Camboriú recebam a funcionalidade até o final de outubro.
O objetivo do APP é contribuir com os recursos hídricos da região, evitando o desperdício de água em calçadas e ruas e proporcionando a diminuição de custos operacionais. “Se conseguirmos diminuir 15% das perdas de água do Brasil, teríamos uma economia de cerca de R$ 3 bilhões em um ano”, garante o gerente de regulação da Aresc, Silvio Cesar Rosa.
Uma vez instalado, o aplicativo já exibe a tela que contém a opção de comunicar ocorrências. O usuário precisa então selecionar a localização instantânea, por meio do GPS do celular, e cadastrar seu nome e contato telefônico. Em seguida, seleciona o tipo de ocorrência – vazamento de água ou de esgoto – e envia fotos do vazamento. Depois, a ocorrência passa pela central da ouvidoria da Aresc e chega à Casan.
O aplicativo está disponível gratuitamente para celulares com sistema operacional Android e iOS.