5. Aplicação da GenAI no...

Aplicação da GenAI no serviço público é apresentada pelo CIASC no TDC 2024

Durante a edição de 2024 do The Developer’s Conference (TDC) em Florianópolis, a programação destacou diversos casos de uso da GenAI (Inteligência Artificial Generativa) em diferentes setores da economia, desde o varejo, agronegócio, empresas financeiras, automobilismo até a administração pública. No âmbito deste último tema, dois profissionais do Centro de Informática e Automação do Estado de Santa Catarina (CIASC) compartilharam suas experiências durante o Fórum Executivo do TDC 2024.

Luiz Salazar, engenheiro de software do CIASC, apresentou algumas soluções da instituição que fazem uso de recursos de Inteligência Artificial e contextualizou as transformações ocorridas nas últimas quatro décadas no cenário da computação. Desde os anos 1970 até o presente, Salazar enfatizou a importância da adaptação contínua diante do dinamismo do universo tecnológico e da necessidade de compreender cada fase desse desenvolvimento.

“Nosso objetivo é avançar na construção de um governo digital cada vez mais eficiente. O processamento de linguagem natural já é uma realidade, e as organizações precisam explorar esses recursos para aprimorar a experiência dos usuários, tratando os dados de forma eficaz para solucionar questões cotidianas”, afirmou Salazar.

Ramicés dos Santos Silva, assessor de Planejamento e Gestão, por sua vez, abordou um dos principais desafios enfrentados pelo CIASC enquanto operador do DataLake do Estado: a transparência e segurança da informação, em conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

“Lidando com a gestão pública e atuando como integrador de informações governamentais, não podemos incorrer em equívocos. A utilização da GenAI demanda uma orientação contínua para assegurar que o modelo forneça respostas pertinentes e evite a geração de informações fictícias ou exageradas, as chamadas alucinações”, destacou Ramicés.

O TDC 2024, o maior evento de tecnologia da América Latina, está sendo realizado no CentroSul, em Florianópolis, até a próxima sexta-feira, 14 de junho, com o tema “Desafios para a criação do futuro digital”.