O sistema de agendamento de serviços do Detran/SC é um produto do CIASC onde o usuário final, o cidadão, consegue agendar através do Detran Digital atendimento presencial no Detran, de acordo com suas necessidades.
Parametrizado de acordo com as especificações e capacidade de atendimento do Detran, o sistema está em uso desde 2020 e possibilitou à população agendar atendimentos presenciais de forma rápida e eficiente, sem precisar aguardar em longas filas de espera. O desenvolvimento e aprimoramento desse serviço ocorreram em consequência do aumento da demanda de soluções por parte do Detran/SC.
Em 04 de fevereiro de 2020, o Detran/SC inaugurou um novo posto de atendimento em Florianópolis, no bairro Santa Mônica. A expectativa era que a Ciretran (Circunscrição Regional de Trânsito) realizasse cerca de 900 atendimentos diários com serviços pré-agendados.
Para a instalação dessa nova Ciretran, foi necessário que o CIASC realizasse a implementação de uma infraestrutura de fibra óptica e redes para atender as demandas do local. Porém, logo no início dos atendimentos nessa nova unidade do Detran/SC, em 2020, o impacto da COVID-19 no Brasil passou a implicar em medidas de isolamento social e redução de aglomerações. O atendimento presencial do Detran/SC foi influenciado e interrompido.
Em regime de máxima prioridade para enfrentamento da pandemia no ano de 2020, nos empenhamos para desenvolver propostas de solução para este problema do cliente. A ideia adotada foi acrescentar a funcionalidade de agendamento online na plataforma Detran Digital, criada e mantida pelo CIASC desde 2019. Essa tecnologia foi criada para permitir o controle da quantidade de pessoas que vai até o Detran em cada horário, evitando um número que causasse aglomeração. Assim, em maio de 2020, o Departamento Estadual de Trânsito de Santa Catarina já pôde voltar a atender presencialmente a população, com o auxílio desta solução aprimorada pelo CIASC, durante as semanas em que o atendimento ao público esteve suspenso como medida de controle da pandemia.
O Detran/SC não estava atendendo sem agendamento prévio. A ferramenta permitiu que as pessoas marcassem antecipadamente um horário para serem atendidas, reduzindo aglomerações e o tempo de espera em filas. Era necessário acessar o Portal do Detran Digital ou o aplicativo Detran SC, disponível para baixar tanto na Google Play Store quanto na App Store. A nova opção “agendar atendimento” já aparecia em destaque no topo da lista de opções de serviços online. Clicando ali, o cidadão poderia informar qual a categoria em que necessitava de atendimento (habilitação, veículo, multa, identificação – foto e assinatura ou processo) e escolher o serviço desejado. O sistema, então, apresentava as opções de postos de atendimento, que podiam ser filtradas pelo seu endereço, mostrando os mais próximos à sua residência. Depois disso, bastava escolher a data e o horário de atendimento.
Para além de atender às expectativas dos órgãos, ao desenvolver tecnologias como essa, buscamos oferecer aos catarinenses soluções que facilitem processos que antes eram mais burocráticos e demorados. A proposta do atendimento on-line, por exemplo, trouxe dinamismo ao sistema do Detran e passou a agilizar a vida dos cidadãos.
Passado o impacto inicial da pandemia de COVID-19, o sistema de agendamentos online do Detran/SC continuou sendo utilizado de forma abrangente pela população, melhorando a prestação de serviços do órgão público e desburocratizando processos. Os aprimoramentos contínuos que o CIASC realiza sobre as estruturas e ferramentas digitais utilizadas pelo Detran/SC garantem a evolução dos processos e serviços oferecidos.
Agendamento Detran/SC, mais um caso de sucesso na utilização de nossos produtos e serviços! CIASC, integrando o governo, conectando as pessoas.