A Secretaria de Estado da Educação de Santa Catarina (SED) lançou na última semana uma ferramenta para identificar áreas carentes de investimento e apontar possíveis melhorias nos setores da educação. A solução de Avaliação Institucional da SED foi desenvolvida pela Coordenadoria de Soluções de Educação do Centro de Informática e Automação do Estado (Ciasc) em parceria com a Gerência de Avaliação da Educação Básica e Estatística Educacionais (Gaebe) e Gerência de Políticas e Programas da Educação Básica Profissional (Gepeb).
Segundo material divulgado pela SED, para o secretário de educação, Natalino Uggioni, “é fundamental que todos participem mostrando sua visão sobre a escola. Isto envolve os professores e o corpo administrativo, mas também o seu entorno, com os alunos e pais. Assim, teremos conhecimento das reais necessidades de cada unidade e faremos o uso mais efetivo dos recursos públicos”, afirmou.
O prazo para realização da Avaliação Institucional foi de 1 a 7 de julho, puderam participar professores, corpo administrativo das escolas, alunos e pais. Estudantes do 1º ao 5º ano responderam o questionário aplicado com os familiares.
A coordenadora de soluções de educação do Ciasc, Moema Luz Cargnin, afirma que “a Avaliação Institucional foi pensada para atender a várias demandas da SED. Foi desafiador em pouco tempo desenvolver um sistema “flexível” para que seja possível avaliar vários quesitos da Educação, como a qualidade da merenda escolar, trabalhos de feira de ciências, avaliar os professores, etc. E que também seja de fácil acesso para os usuários”.
Os números alcançados pela Avaliação Institucional foram positivos. Participaram 139.834 estudantes, 17.416 professores e 3.355 servidores do corpo administrativo. Após a apuração de todos os questionários, a SED irá avaliar as respostas e decidir como usar os resultados em benefício da educação estadual.