
O Centro de Informática e Automação do Estado de Santa Catarina, CIASC, está participando do DWXperience, considerado o maior evento de dados e Inteligência Artificial (IA) do país. A empresa pública visa se aprofundar em como as grandes empresas lidam com a governança da IA, além de aprimorar o conhecimento sobre controle e gestão desse ativo.
O gerente de produtos de software do CIASC, Marcus Vinicius Oliveira Silva, comenta a atuação dos times de desenvolvimento. “Atualmente, nossas equipes trabalham para aproximar essa tecnologia dos cidadãos por meio dos sistemas governamentais desenvolvidos no CIASC. Por isso, é importante ficarmos por dentro do que está acontecendo no mercado, principalmente em relação aos controles e à proteção de dados. Nosso foco é proteger tanto a propriedade intelectual dos nossos códigos quanto os dados dos cidadãos catarinenses”, explica.
Uma das soluções já disponíveis na empresa pública é o barramento de IA, criado para suportar várias aplicações, garantindo que os dados permaneçam dentro da nuvem de governo. Um exemplo prático disso é um software desenvolvido pela equipe da Gerência de Governo Digital (GEGOV), que apoia as equipes de desenvolvimento da Gerência de Produtos de Software (GPROS) na codificação.
“Com essa solução, o CIASC acelera processos e entrega resultados com mais agilidade, garantindo que os códigos não sejam expostos a IA’s comerciais.”, complementa o gerente Marcus.
A participação na DWXperience é uma grande oportunidade de aprendizado e troca de experiências, além de fomentar inovação e segurança nas soluções entregues ao Governo do Estado e aos órgãos públicos atendidos pelo CIASC.