Ouvidoria      Proteção de Dados     Transparência

  1. Home
  2. /
  3. NOTÍCIAS
  4. /
  5. Radar Meteorológico SC: tecnologia...

Desde ontem, Florianópolis e região vem enfrentando tempestades, alagamentos e deslizamentos de terra, que causaram diversos prejuízos, transtornos e sérios riscos que exigiram uma resposta coordenada entre as autoridades. O Governo do Estado, liderado pelo governador Jorginho Mello, e as prefeituras dos municípios afetados, estão atuando juntamente com as equipes da Defesa Civil para minimizar os impactos dessa crise. Uma das ferramentas que tem dado suporte neste momento é o Radar Meteorológico SC.

A aplicação foi desenvolvida pelo Centro de Informática e Automação do Estado de Santa Catarina (CIASC) e permite a visualização dos dados dos três radares meteorológicos existentes no estado, gerando imagens em tempo real e dados históricos que são essenciais para execução de ações emergenciais durante eventos climáticos extremos.

O sistema processa os dados diretamente dos servidores que captam as informações dos radares meteorológicos. Essas imagens são tratadas, georreferenciadas e disponibilizadas para consulta por meio de uma plataforma de webmapping. O resultado é uma interface intuitiva que permite aos meteorologistas e responsáveis terem total acesso às informações das condições meteorológicas em Santa Catarina, contribuindo para decisões rápidas e baseadas em evidências.

O Radar Meteorológico SC reforça como a tecnologia desempenha um papel fundamental para que gestores públicos e equipes de resposta atuem de maneira eficaz, protegendo vidas e minimizando os danos causados pelos desastres naturais.

O CIASC reafirma seu compromisso com o desenvolvimento de soluções tecnológicas que apoiem o Governo do Estado e os municípios na prestação de serviços públicos essenciais. O Radar Meteorológico SC é um exemplo concreto de como a inovação pode ser usada para fortalecer a capacidade de resposta do Estado em momentos críticos, colocando a tecnologia a serviço da sociedade catarinense.

Notícias recentes
Relacionados

Confira algumas de nossas soluções

Pular para o conteúdo