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Encontro das Comissões Permanentes de Avaliação de Documentos (CPADs) tem participação do CIASC

Com o objetivo de promover a gestão documental e o processo de análise e seleção dos documentos produzidos pelos órgãos do Poder Executivo Estadual, as Comissões Permanentes de Avaliação de Documentos (CPADs) realizaram, na terça-feira (22), seu encontro anual no auditório do Arquivo Público do Estado. Representando o Centro de Informática e Automação do Estado de Santa Catarina (CIASC), participaram os empregados e integrantes da CPAD, Marcela Pereira Alves e José Rosnei de Oliveira Rosa.

Diversos órgãos de governo que compõem as comissões foram representados, com até dois participantes por instituição, totalizando 80 pessoas, entre membros da Defesa Civil, prefeituras, secretarias e empresas públicas.

A gerente de Gestão Documental (GEDOC) do Arquivo Público, Mille Anny de Albuquerque Cassol Gesser, apresentou o funcionamento das CPADs, enquanto a gerente do Arquivo Permanente, Juçara Nair Wolf, e o servidor Luciano von Fruhauf abordaram a Massa Documental Acumulada (MDA) e a política de digitalização, entre outros pontos.

A programação incluiu também uma oficina de Classificação de Documentos, conduzida pela gerente Juçara, onde os participantes puderam acompanhar de perto o processo de higienização, classificação e organização de documentos físicos. O evento terminou com uma visita guiada ao Acervo Público do Estado.

Marcela Pereira Alves destacou sobre os aprendizados e trocas de experiências durante o encontro: “O Arquivo Público enfatizou a importância de cada órgão digitalizar seus arquivos conforme as normas do Conselho Nacional de Arquivos (Conarq) e em um Repositório Digital Confiável (RDC-Arq). Isso é extremamente relevante para nossa empresa, considerando que temos um RDC-Arq capaz de armazenar e digitalizar os documentos dos órgãos públicos”.

O Encontro das Comissões Permanentes de Avaliação de Documentos (CPADs) do Poder Executivo Estadual ocorre anualmente.

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