5. Catarina, a IA do...

Catarina, a IA do Detran/SC, agiliza atendimento em parceria com o CIASC

O Detran/SC deu um importante passo em direção à inovação tecnológica ao lançar a atendente virtual Catarina, uma solução desenvolvida em parceria com o CIASC. Com o uso da Inteligência Artificial, o objetivo é revolucionar o atendimento aos cidadãos, proporcionando respostas rápidas e precisas sobre diversos serviços do órgão. Antes, os tempos de resposta do call center chegavam a até 18 dias em momentos críticos. Agora, com a nova ferramenta, o Detran espera reduzir significativamente esse tempo, atendendo uma média de 800 mensagens diárias via WhatsApp e mais de 8 mil acessos ao site.

A integração entre o CIASC e o Detran foi fundamental para o desenvolvimento da Catarina – batizada pelo Governador Jorginho Mello em homenagem ao nosso Estado – que promete trazer mais eficiência ao atendimento público. Além de consultar débitos, serviços relacionados à CNH, veículos, penalidades e multas, a IA está em constante aprendizado e deve ampliar suas funcionalidades. “A parceria com o CIASC garantiu que a IA fosse nossa aliada no atendimento mais eficiente e ágil na prestação de serviços à população”, afirmou o presidente do Detran/SC, Kennedy Nunes.

O sistema permite que as 33 agências regionais e os 64 pontos de atendimento do Detran/SC utilizem a mesma base de dados, centralizando as informações em um único canal de comunicação. Disponível 24 horas por dia via WhatsApp – número (48) 3664-1800 – , a Catarina também conta com suporte de atendentes reais durante os dias úteis das 7hs às 19hs , o que proporciona um atendimento híbrido e personalizado quando necessário.

Com o sucesso da implementação no Detran/SC, o Governo Estadual já estuda expandir a iniciativa para outros órgãos públicos, como as áreas de saúde e educação. O diretor de Tecnologia e Inovação do Detran, Fabio de Oliveira, destacou que a prova de conceito da IA deve servir como base para uma gestão pública mais eficiente e integrada, impactando positivamente os serviços oferecidos ao cidadão catarinense.