A solução Hórus foi homenageada durante a 50ª edição do Seminário Nacional de TIC para Gestão Pública (SECOP 2023). O sistema foi desenvolvido pelo Centro de Informática e Automação do Estado de Santa Catarina (CIASC) em parceria com a Secretaria de Segurança Pública (SSP/SC) e atualmente conta com mais de 30 mil operadores das forças de segurança pública, justiça, fiscalização e controle.
O Hórus realiza a integração de diversos sistemas de videomonitoramento, recebendo dados de municípios e órgãos e gerando diversos alertas para o aperfeiçoamento da atividade policial. A solução faz parte do Sistema Integrado de Segurança Pública (SISP).
O Hórus recebeu destaque no Prêmio de Governo Eletrônico da Associação Brasileira de Entidades Estaduais e Públicas de Tecnologia da Informação e Comunicação (ABEP-TIC). “Esse reconhecimento é muito importante porque demonstra que estamos na direção certa para avançar no desenvolvimento de soluções tecnológicas inovadoras que contribuam com a segurança pública e a sociedade de maneira geral”, comentou o Gerente de Soluções de Segurança Pública do CIASC, Jaimenson Fortini de Oliveira.
Para o coordenador do SISP e Hórus na SSP, o sargento Armando Quadros da Silva Neto, “o projeto alavancou em função da utilização do big data BoaVista, sem ele não seria possível atingirmos o nível de processamento requisitado por um projeto crítico como é o Hórus”.
O vice-presidente Institucional do CIASC, Nilson da Rosa, ressaltou o papel importante que o Hórus desempenha em investigações criminais: “Os dados capturados pelas câmeras podem ser usados para recriar trajetórias de veículos, identificar padrões de movimento e estabelecer conexões entre suspeitos e locais de crimes. Isso proporciona uma fonte confiável de evidências e insights para as autoridades”, explicou.