O vice-presidente de Tecnologia do Centro de Informática e Automação do Estado de Santa Catarina (CIASC), Vânio Rodrigues, integrou um painel com o tema “Inovações e tecnologia suportando as operações” durante a 50ª edição do Seminário Nacional de TIC para Gestão Pública (SECOP 2023). O evento reuniu gestores públicos de todo o país das esferas Federal, Estadual e Municipal em Brasília, nos dias 24 e 25 de agosto.
O painel aconteceu no segundo dia de evento, e teve o vice-presidente do CIASC ao lado de Ladimir Freitas, diretor técnico da PRODEMGE, Cirano Soares de Campos, diretor de tecnologia da Empresa Matogrossense de Tecnologia (MTI) e Wagney Schunck de Godoy, superintendente da PRODESP. A conversa foi mediada pelo jornalista Luis Osvaldo Grossmann, do Portal Convergência Digital. “Foi uma honra estar ao lado de grandes gestores de TIC no Brasil, levando a experiência do CIASC neste grande evento”, destaca Vânio.
Com o tema “Cidadania Digital: Digitalizar para Desburocratizar”, o SECOP, se destaca entre os maiores encontros de tecnologia da informação e comunicação (TIC) para a gestão pública do Brasil. A programação contou com palestras, painéis temáticos e uma feira de negócios simultaneamente, e recebeu mais de mil congressistas por dia. O SECOP é organizado pela Associação Brasileira de Entidades Estaduais e Públicas de Tecnologia da Informação e Comunicação (ABEP-TIC), que reúne empresas estaduais de TIC dos Estados e do DF desde 1977.
A diversidade da programação abordou as últimas tendências globais e as melhores práticas para aprimorar os serviços públicos digitais. O congresso contou com palestrantes de renome nacional e internacional, incluindo nomes como Wesley Vaz, auditor chefe de Governança e Inovação do TCU; Silvio Meira, fundador e cientista-chefe da TDS Company; Luiz Fernando Lucas, especialista em Integridade, Governança e Compliance; Eduardo Ibrahim, autor de “Economia Exponencial”; Andre Sanches, especialista em Agilidade; e Ademir Piccoli, ativista de Inovação e autor.
Além dos palestrantes, o SECOP recebeu autoridades governamentais e líderes de secretarias e entidades públicas de processamento de dados. Presenças confirmadas incluíram Mauro Farias, Secretário de Transformação Digital do Rio de Janeiro; Danielle Calazans, Secretária de Planejamento, Governança e Gestão do Rio Grande do Sul; Paola Arrunátegui, Chefa de Operações do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID Brasil); e Lara Brainer, Diretora da Central de Compras Públicas do Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos.