Os sistemas que o CIASC desenvolve para a administração prisional seguem as necessidades específicas da instituição, que também utiliza os serviços da Plataforma BoaVista, infraestrutura de Big Data, e de hospedagem de aplicações e dados.
O Sistema de Identificação e Administração Penal (i-PEN), que faz toda a gestão dos apenados (presos) em Santa Catarina, é um dos exemplos de solução mantida e constantemente atualizada pelas equipes do CIASC.
Em 2022, o time de desenvolvimento do i-PEN esteve envolvido com o projeto de evolução tecnológica da plataforma, o que permitirá desenvolver novas funcionalidades.
O i-PEN possui integração ao Sistema Integrado de Segurança Pública – SISP, já disponibilizado aos usuários do Poder Judiciário catarinense, através do qual disponibiliza dados atinentes à ocupação prisional, às pessoas presas e às unidades prisionais.
Assim, a partir do SISP, é possível que Magistrados e Servidores tenham acesso ao Boletim Penal Informativo dos apenados, cujos dados são de primordial importância para análise de benefícios da execução penal. O acesso ao i-PEN pelos Magistrados, Assessores e Chefes de Cartório possibilita a visualização de diversos dados contidos na plataforma, além do Boletim Penal Informativo, o que desincumbe o Poder Judiciário de solicitar informações e a Administração Prisional de prover diversos dados por meio de ofícios. Assim, o i-PEN reflete positivamente no andamento processual, reduzindo consideravelmente o tempo de análise dos pedidos de concessão de benefícios.
O i-PEN é mais uma de nossas soluções inovadoras em tecnologia digital, visando a melhoria da administração pública em Santa Catarina e dos serviços prestados aos cidadãos catarinenses! CIASC, integrando o governo, conectando as pessoas.