A Prefeitura Municipal de Joinville (PMJ) utiliza os serviços do Centro de Informática e Automação do Estado de Santa Catarina (CIASC) há quase dez anos. A experiência do município tem sido referência na adoção de tecnologias, produtos e serviços do CIASC em diversas áreas, e reflete uma tendência da administração em investimentos para a implementação de iniciativas em Smart City.
Entre as soluções, pode-se destacar o contrato do GovLink, que é o pacote completo de soluções em redes, serviço de WiFi, hospedagem de dados em servidores virtuais no Data Center da empresa pública, e a implementação do CIASC ATD – Área de Trabalho Digital para os Agentes Públicos, que oferece os recursos do Google Workspace com todo o suporte do CIASC.
Joinville também adquiriu soluções na área de segurança da informação, com contratação de suporte e instalação de 3.000 licenças de antivírus para a Prefeitura, e firewall virtual para controles de acesso e serviço de provimento de internet. O desenvolvimento de sistemas de segurança e proteção de dados tem sido um dos principais focos da empresa pública, com avanços contínuos em aplicações novas e já existentes, e a criação de uma campanha específica para reforçar a necessidade de tecnologias apropriadas que impeçam ataques e solucionem vulnerabilidades dos sistemas.
“O CIASC vem apresentando diversos produtos e serviços em seu portfólio que vão ao encontro das atualizações tecnológicas que o município procura. Seu time de especialistas possui amplo conhecimento das soluções oferecidas, trazendo para o time de TIC da PMJ o apoio necessário, auxiliando na tomada de decisão à implantação e suporte”, comentou Anna Pinheiro, diretora executiva da Secretaria de Administração e Planejamento da Prefeitura de Joinville.
No setor de Redes, a entrega mais recente é o serviço de conexão WiFi do CIASC, que está beneficiando a rede municipal de educação com o fornecimento de uma rede de 2.160 pontos de acesso espalhados pelas escolas municipais da cidade. Joinville é o primeiro município a contratar a solução que, inicialmente, foi implementada em uma escola piloto, com a instalação de 26 rádios WiFi que cobrem todo o ambiente, salas de aula, refeitório, secretaria, entre outros espaços.
O WiFi Serviços Gerenciados é um pacote de serviços para instalação de pontos de acesso, gerenciamento, manutenção e suporte de uma infraestrutura de WiFi de nível corporativo. Entre as diferenças, em comparação com outros serviços não corporativos, pode-se destacar a qualidade dos equipamentos, que garantem maior estabilidade na conexão de rede, e a segurança, com possibilidade de implementar diferentes níveis configurados para cada rede.
As previsões de novos serviços são otimistas, conforme ressalta o coordenador de Gestão de Redes do CIASC, Brunno Nascimento, “Joinville é um cliente modelo, na parte de Redes, eles têm o pacote completo e, certamente, em breve, vamos prover outras soluções para o município”.
Instalada em toda a cidade, a rede de fibra óptica é exclusiva, de alta velocidade e com circuitos de 100 Mbps em cada prédio. O serviço atende 293 unidades, conectando 159 unidades Educacionais, 68 de Saúde, 48 Administrativas e 18 da Assistência Social.
O CIASC tem contrato de prestação de serviços com a empresa WI Fibra Óptica para atividades de instalação e manutenção em serviços de fibra óptica, no município de Joinville. A opção por terceirizar parte da mão-de-obra tem possibilitado a ampliação da oferta de produtos e serviços por parte do CIASC, enquanto os profissionais da empresa podem se dedicar prioritariamente a questões mais estratégicas como a gestão dos serviços ofertados.