Com a Era da Informação, temos presenciado uma produção enorme de dados, em um ritmo nunca antes visto. Sabemos que, humanamente, sem o apoio das tecnologias, seria impossível coletar e processar tantas informações para transformá-las em conhecimento, processos e ações. Essa realidade tornou necessária a busca por soluções que proporcionam maior eficiência operacional, entre elas, o uso de robôs. Cada vez mais inteligentes e considerados o futuro da automação, os robôs podem seguir processos baseados em regras e conseguem trabalhar 24 horas por dia, sete dias por semana.
Existem atividades profissionais em que a participação humana é imprescindível, mas há inúmeras tarefas que podem ser automatizadas e exercidas de forma conjunta por pessoas e robôs, potencializando as habilidades e competências de cada um. Já ouviu falar em digital worker, ou trabalhador digital? Essa é uma realidade para diversas organizações que contam com as tecnologias no ambiente de trabalho, possibilitando uma convivência, um trabalho coletivo e colaborativo entre equipes de funcionários humanos e máquinas. Nesse contexto, é possível que as pessoas desempenhem funções essenciais, enquanto os robôs executam o trabalho repetitivo, mecânico e enfadonho.
A Automação Robótica de Processos, ou Robotic Process Automation (RPA), pode ser definida como uma tecnologia voltada a automatizar processos de negócios, que utiliza a configuração e a gestão de robôs de software, programados para agir como usuários de aplicações sintéticas e automatizar tarefas digitais operacionais, repetitivas e estruturadas. Esses procedimentos de software podem associar o uso de Inteligência Artificial para tratar com atividades rotineiras que exigem agilidade e precisão, bem como acessar e utilizar qualquer sistema off-line ou on-line que o computador emissário tenha instalado ou que tenha acesso.
Segundo o Gartner Glossary, a RPA é uma ferramenta de produtividade que permite ao usuário configurar um ou mais roteiros (também chamados de “bots”) para realizar procedimentos de maneira automatizada. Os bots podem ser usados para imitar ou reproduzir tarefas selecionadas dentro de um negócio geral ou processo de Tecnologia da Informação (TI). Isso pode incluir a manipulação de dados, a passagem de dados para e de diferentes aplicativos, o disparo de respostas ou a execução de transações.
Na definição “Robotic Process Automation Software”, explica que as ferramentas de RPA executam declarações “if, then, else” (em tradução: se, então, senão; que se referem a comandos de condição e alternativa) em dados estruturados, normalmente usando uma combinação de interações de interface de usuário ou conectando-se à Interface de Programação de Aplicações (APIs) para conduzir servidores clientes, mainframes ou código HTML. Uma ferramenta RPA opera mapeando um processo para o software “robô” seguir, com tempo de execução previsto para cumprir o roteiro por um painel de controle.
O potencial dessa tecnologia tem se mostrado transformador para o mundo dos negócios, sendo considerado um ponto decisivo para a vantagem competitiva e a continuidade produtiva de empresas de diversos setores. De maneira semelhante, a popularidade e o uso de RPA estão se expandindo entre os governos de todo o mundo, com iniciativas voltadas à administração e aos serviços públicos, propostas para automatizar os processos, gerando eficiência, agilidade e modernização na entrega de resultados aos cidadãos.
Nesse sentido, o Centro de Informática e Automação do Estado de Santa Catarina (CIASC) tem acompanhado o tema, realizado Prova de Conceito (POC), experimentando e buscando desenvolver, ampliar o conhecimento e entender a capacidade de atuação do RPA para qualificar ainda mais os serviços prestados.
Conheça algumas áreas que utilizam RPA e os benefícios da tecnologia
O desenvolvimento de robôs com RPA auxilia em soluções para inúmeros problemas de empresas públicas e privadas. A partir de abordagens diversificadas, a tecnologia garante diferentes benefícios, como melhor precisão nos processos, redução de erros e riscos, economia de custos, rapidez, produtividade, integração entre áreas dos negócios, segurança de dados confidenciais, entre outros.
Uma das tendências estratégicas da transformação digital é o uso da Hiperautomação, que alcança resultados mais rápidos e eficientes, e a adesão de robôs com tecnologia RPA em segmentos como saúde, indústria, educação, telecomunicações, transporte e logística, setores fiscais, tributários e de finanças, etc.
Conforme o documento “Robotic Process Automation in Action in Government”, dos analistas Dean Lacheca e Cathy Tornbohm, publicado pelo Gartner no último dia 6 de outubro, o RPA está sendo utilizado pelos governos, por exemplo, para automatizar atividades manuais de trabalho, remover erros de digitação e reduzir o tempo de processamento. Além disso, a substituição da mão de obra humana por tecnologias de RPA, na execução de tarefas rotineiras e repetitivas, permite que as pessoas se dediquem mais a atividades estratégicas, colocando seu capital intelectual em projetos e ações que retornem valor para as instituições e resultem em qualidade no atendimento e nos serviços à população – questões fundamentais, especialmente, quando pensamos nos propósitos do setor público.
Referências:
Robotic Process Automation (RPA)
Robotic Process Automation Software
Robotic Process Automation in Action in Government. Analistas Dean Lacheca e Cathy Tornbohm. Publicado pelo Gartner, em 6/10/2021. (acesso restrito)
Elida Marlene Alvarez Medina – Estagiária na Assessoria de Tecnologia e Inovação, do Programa de Inovação em Smart City.
Tabita Strassburger – Bolsista da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (FAPESC), no Programa de Pesquisa e Implantação de Sistema de Inovação do CIASC.