Os usuários que têm acessado o Detran Digital de Santa Catarina nos últimos dias têm encontrado algo diferente no portal. No canto inferior direito da tela encontra-se um botão vermelho com o ícone de um balão, por onde é possível acessar o novo chatbot do Detran/SC. A ferramenta foi criada e implementada pelo Centro de Informática e Automação do Estado de Santa Catarina (CIASC), permitindo que o cidadão tire dúvidas relacionadas aos serviços do Departamento Estadual de Trânsito de Santa Catarina.
Na primeira semana de funcionamento, a ferramenta foi usada cerca de mil vezes por dia, e a expectativa das equipes do Detran e do CIASC é que esse número cresça conforme o chatbot seja aprimorado ao longo do tempo. Isso porque, conforme explica o técnico do CIASC, Francisco Hillesheim, “quanto mais as pessoas usam, mais informações do que pode ser melhorado nas respostas do chatbot nós temos”.
O principal tema das perguntas feitas à ferramenta são dúvidas sobre o pagamento de taxas, como multas de trânsito e o IPVA. Já o segundo assunto mais comum são questionamentos sobre como fazer o login, que é realizado através do Gov.br, no Detran Digital, o que ressalta a importância desse tipo de tecnologia para a inclusão digital, ao ajudar pessoas com menos familiaridade no uso de serviços digitais, ou mesmo do próprio computador.
O que são chatbots
Um chatbot é uma ferramenta virtual onde existe uma caixa de bate-papo (chat) onde o usuário tem suas perguntas respondidas por uma Inteligência Artificial (IA), que tenta identificar o que o usuário precisa saber. Por exemplo, ao digitar “Como pagar multas”, a Inteligência Artificial pode identificar a palavra multas e exibir as informações sobre multas que estão armazenadas ali.
Esse projeto surgiu a partir de estudos que já vinham sendo realizados pela equipe do CIASC na área de IA. Os profissionais identificaram que uma ferramenta de chatbot poderia resolver algumas dificuldades que o Detran já havia identificado, e apresentaram a possibilidade de melhoria. A equipe do Detran aprovou a sugestão e o trabalho não se encerrou com a implementação, já que a ferramenta será mantida em processo de melhoria contínua.