Ocorreu ontem um debate virtual sobre gestão da inovação organizado pelo Centro de Informática e Automação do Estado de Santa Catarina (CIASC) em parceria com a Prodemge, a empresa de economia mista que presta serviços de TIC para o estado de Minas Gerais. O evento contou com a participação de diversas autoridades da área:
- A assessora de inovação da Prodemge, Mônica Rocha;
- O presidente da Prodemge, Roberto Reis;
- A diretora de soluções digitais da Procergs, Karen Lopes;
- A professora e pesquisadora da área de inovação da UFSC, Gertrudes Dandolini;
- O head de inovação da Cemig SIM, Rodrigo Ferreira;
- O diretor de tecnologia da inovação da ATI Pernambuco; Romero Guimarães;
- O gestor do departamento de inovação da Dataprev; William Veronesi
- O assessor de inovação do CIASC, Gabriel Ferrari;
Os participantes falaram de suas experiências dentro de instituições que possuem papel-chave na promoção da inovação tecnológica da administração pública de formas que atendam as necessidades dos cidadãos. O foco do evento foi trocar conhecimento sobre as iniciativas de inovação que estão dando certo nas diferentes regiões do país em que cada um desses profissionais atua.
Entre os temas tratados estiveram a conexão entre a gestão da inovação e o desempenho das instituições, indicadores para a área e a necessidade de orçamento para inovação nas empresas. Prodemge e CIASC defendem que o evento é mais um passo no estabelecimento de uma rede de fomento entre os diferentes atores que promovem a inovação do serviço público brasileiro.