Serviço criado pelo CIASC passa a fazer parte do Portal de Serviços do Governo do Estado
A Secretaria de Estado da Administração (SEA) adicionou um novo serviço digital ao portal de serviços do governo estadual. A funcionalidade foi criada pelo Centro de Informática e Automação do Estado de Santa Catarina (CIASC), e permite que servidores e ex-servidores públicos, solicitem online documentos que são necessários para comprovar o tempo de serviço que o cidadão dedicou ao estado de Santa Catarina. Esses documentos são exigidos por outros órgãos públicos, como o IPREV e o INSS, portanto podem ser necessários para o pedido de aposentadoria do cidadão, por exemplo.
Os dois documentos que podem ser requisitados online são a Certidão de Tempo de Contribuição (CTC) e a Declaração de Tempo de Contribuição (DTC). A CTC comprova a contribuição para a previdência do IPREV, o que corresponde aos servidores estatutários (concursados) e servidores com contrato de ACT (Admissão em Caráter Temporário) anteriores a 01/10/1991. Já a DTC serve para a confirmação de contribuição para outro regime de previdência, o RGPS, que é a feita por servidores que trabalharam em regime de ACT depois de 30/09/1991.
Para acessar o novo serviço basta acessar este link; clicar no botão SOLICITAR; fazer o login com suas credenciais do GOV.BR usando o CPF; preencher o formulário online. Quando o documento estiver pronto você pode baixá-lo no menu “Minhas Solicitações” disponível no portal sc.gov.br.